domingo, 3 de outubro de 2010

corpo, tecnologia, art

16.09.2010
A tecnologia é percebida como um instrumento que se agrega ao corpo. Tecnologia como prótese. Esta visão de tecnologia como prótese pode ter funcionando no passado, mas hoje não funciona.
Hoje a tecnologia  penetra no corpo.  Particularmente a tecnologia digital. Foi legitimada em Kassel Post Human 94.


Por pós- humano compreende-se  que uma pessoa não é mais determinada pelas características  clássicas (orgânicas) mas por um tipo de hibridização.

A identidade pós humana é uma subjetividade expandida por um cruzamento digital.



O conceito precisa pensar o problema da individualidade. O antigo dualismo humana exatas tb não funciona. Transitividade.


torres-islandia--divulgacao


O escritório norte-americano COI + Shine foi o vencedor do prêmio da Boston Society of Architects Unbuilt Architecture deste ano, divulgado nesta semana. O projeto, chamado "Terra dos Gigantes", propõe estetizar as torres de transmissão da companhia de energia da Islândia, na Europa.



 Nam June Paik -  Movimento Fluxus


paik
Sobre o que medita buda? Será q ele sabe q é ele mesmo  refletido?
A própria corporalidade é uma ilusão. O que é ilusão? Mito de narciso.

Foi o primeiro a criar um tipo de evento q podemos dizer global - uma dimensão de global é q através da tecnologia o espaço e o tempo não tem aquela divisão q tinha. O global muda a relação espaço tempo. Pela primeira vez um evento q não tinha a metropole como referência, tinha a tecnologia.






Charlotte Moorman - Movimento Fluxus





David Cronemberg
Videodrome  lançado em 84 ( Kassel chega dez anos depois) um filme sobre cruzamento de humano e tecnologia





Videodrome  (trailer

Zaha Hadid
Arquiteta anglo iraniana,  formas inovadoras, um tipo de design  q mistura fashion e arquitetura. O espaço arquitetônico é movimentado, um movimento estético.

zaha-abu-dhabi1                            zaha-abu-dhabi2


Lady Gaga
Cria um tipo de mistura diferente de Madona , além da dimensão pop, cita Madona e cria um tipo de fashion que  a música  é interconectada ao corpo dela. É como se a música se pudesse escutar olhando a roupa dela. Um tipo de simetria.



TRANSITIVIDADE    PÓS HUMANO   HÍBRIDO  


Nenhum comentário:

Postar um comentário