quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Um conto – Der Sandmann

Etnografia aplicada

- E.T.A. Hoffman 1800 – Der Sandmann – O homem da areia. Rio de Janeiro: Rocco.1986. Coleção Novelas Imortais.
- Freud 1900 –  Unheimlich (1919) -  O Estranho. In FREUD, S. Obras Completas. Tradução de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1985, v.12.
- Fetichismos 2000

3 séculos conectados pela leitura etnográfica

Sobre Hoffmann  (1776 – 1822).
Ele tinha um elemento muito antecipador. Não tinha uma formação única. Teve várias experiências profissionais: jurista, dramaturgo, ator de teatro, contista, caricaturista.
Trabalhou muito na relação entre as dimensões psicológicas e jurídica. Seu contexto histórico é significativo:
- nascimento da era industrial: revolução industria, primeiras fábricas, o capitalismo cada vez mais forte na europa,
- a questão do duplo tem como elemento significativo por um lado, uma tradição muito antiga, arcaica, na Europa. Ao mesmo tempo, a reprodutibilidade do duplo. O capitalismo, em sua maneira diferente de trabalhar, em que uma mercadoria é igual à outra, elimina o individual e o artesanal.
A relação entre o artesão e o artista. (como era antes da produção em série, da fábrica)  _______?___: um lugar em q o artista e seus aprendizes moravam e trabalhavam. Cada vez que produz, o artesão faz uma obra. A divisão do trabalho é uma característica do capitalismo, cada um faz uma parte.
Alienação – o produto do trabalho se apresenta como uma potência estranha (a mercadoria) e se reproduz de uma maneira sempre igual (o duplo). O produto final não pertence à experiência do trabalhador.
Esta dinâmica de produzir sempre igual causou um impacto profundo.

a mercadoria é um fetiche

A relação objeto e sujeito se transforma pelo contrário, o que é morto vira vivo e o que vivo é apresentado como morto, como um objeto. (uma circularidade)
Na primeira metade do 800 esta questão é presente. Às vezes, um escritor com a literatura pode apresentar uma questão que será hegêmonica. Apresenta indiretamente. A arte tem esta capacidade tranfigurativa, que transforma… a figura muda de contexto e tb de forma narrativa .
H tem esta capacidade de transfigurar o problema. Outra caracteristica de H : era antimilitarista. Fazia caricaturas críticas sobre o exército. Uma personalidade anárquica.
1817 – na Europa estamos na Restauração. Não é causual que H escreva este conto.
Um período caracterizado pela expansão do capitalismo e pela Restauração.

a capacidade transfigurativa da arte



O conto

Inicia com estilo epistolar.

Personagens:
Natanaelo herói


Schwarzkogler

RUDOLF SCHWARZKOGLER (1940 – 1969) / Activismus


A crueldade contra si mesmo        65-schwarzkogler-s



Criar ligações entre Natanael ( sua personalidade psicologicamente frágil) e expressões atuais.
Criar conexões. Montagem cria uma ponte subjetiva, Schwarkogler tem como ponto perturbativo o olhar, tb Sandamann tem como elemento fundamental os olhos.




A arte tem a capacidade de controlar um problema q se transforma em outro – sublimação.
O conceito de sublime nasce neste período. Algo q ao mesmo tempo é maravilho e cruel, cria um espanto.
A experiência que N conta é comum, qualquer pessoa pode ter uma experiência semelhante. Num tipo frágil a experiência pode ser marcante. É como se a adolescência estivesse presente no adulto. A fragilidade transforma uma experiência comum num problema psicológico.


É um duplo, um esquizóide. duplo


Clara
A potência iluminista da racionalidade. A questão do iluminismo não é uma questão francesa. Na Alemanha, com Kant tinha um ponto alto desta questão teórica.


clara yotsuya-simon-   http://www.super-deluxe.com/2008/05/10/ 
Dolls  - Simon Yotsuda

Porque esta imagem:
- uma boneca q tenta camuflar seu poder de sedução, representa a dialética do esclarecimento.
- a boneca tem elementos fundamentais de fetichismo :: o corpete, sedução ambígua que continua a produzir e reproduzir a relação com homens, mulheres, crianças.

O tipo de racionalidade iluminista não conseguem eliminar a angústia, um desiquilíbrio, o discurso racional não resolve. A racionalidade pura não consegue iluminar as trevas que moram dentro de uma pessoa, sua dimensão psicológica.

Adorno/ Horkheimer :: o tipo de racionalidade ocidental: ler A dialética do esclarecimento.
Ratio: a racionalidade positiva tenta controlar a natureza , assume como inimigo mortal a irracionalidade, a superstição, e vira por sua vez irracionalidade. Tende a se transformar no seu contrário.
Exemplo : Alemanha, país da filosofia clássica vira seu contrário com o nazismo. Um tipo de racionalidade baseada sobre o mito de que a força da cultura grega revivia na Alemanha. Este tipo de mitologia inverte a razão ao contrário.

Carta de Clara – aqui a psicanálise freudina é presente. Antecipador. H é a personificação da dialética do esclarecimento. Tem a capacidade de penetrar nos aspectos mais obscuros, de se abandonar.

Olímpia
A boneca mistura o que é vivo e o que é morto.


doll bellmer                      hans,bellmer

Dolls - Hans Bellmer  (1902 – 1975)
Dadaista, anárquico, dissolutivo, sua arte é muito baseada em bonecas descontroladas, sem harmonia corporal, como se tivessem um corpo desordenado. Desenhou a obra de Baitaille – A história dos olhos.

Porque uma boneca de Bellmer :
- o tipo de desarticulação é uma crítica à beleza baseada na simetria. A destruição da simetria acontece junto com a destruição da perspectiva. (Picasso, entre outros)
- os olhos são parados,  mas têm movimento interior. Meu problema (questão, interesse) é descobrir este tipo de movimento no olhar parado. Uma tristeza, alguma coisa q fugiu.


O pai
O pai é a figura central da autoridade, tem elementos de duplicidade. Sua morte cria elemento compulsivo de culpa em Natanael, como se N tivesse participado indiretamente da morte do pai, fica fixado, relaciona a morte violenta do pai com o conto terrificante da mãe.

( imagem : morfing de um frasco de perfume de Moschino com um corpo másculo.)

Na imagem o atrator fica bem localizado. Um tipo de figura paterna que representa um poder e um ambiguidade.

Um morfing – cultura digital, não é colagem, a colagem é colocar dois códigos que não tem relação nenhuma e criar uma outra coisa. Morfing = herdeiro da colagem, joga com a citação de uma colagem


Coppelius/ Copolla

(imagem  morfing misto de homem e animal, um lobo talvez.)

Figura estranha que penetra na casa de Natanael e tem um nome italiano. Em muitos histórias alemãs o estranho é um italiano.

Wanderer – uma pessoas que viaja, q não consegue ficar, uma crítica contra o industrialismo nascente e contra a lógica positiva. (andarilhos)

Sobre as conexões

As imagens apresentadas são 5 tipos de configurações.
Relações por analogia – se faço uma pesquisa no passado sempre quero fazer uma pesquisa no presente. Crio um diálogo entre Hoffmann, Freud, em parte Marx, em parte o que está acontecendo na contemporaneidade.

Olímpia é viva, a boneca é uma experiência de contemporaneidade.  Natanael é vivo tb: um tipo de fragilidade psicológica, um trauma que é vivido na infância e na adolescência q não é resolvido. Isto é normal . Ele exprime um tipo de anormalidade normal.
Clara é tb contemporânea, com este tipo de comportamento q procura iluminar com a racionalidade reducionista, q não funciona, funciona por pouco tempo, mas depois entra em crise.
A figura paterna mudou, este tipo de figura paterna é muito autorirtária. As análises desde Frankfurt mostram a decadência da figura paterna. É o menos atual dos personagens.
Copellius – a dimensão de um tipo de ciência, de um cientista mau, é muito difundo na cultura popular.

A crítica de Adorno à racionalidade ainda não foi devidamente comprendida. A ciência não se socializa, por muitos motivos. A dificuldade da ciência de dar um tipo de formação na vida cotidiana não funciona. É muito mais fácil um tipo de explicação mitológica e irracional. Alguns elementos da vida cotidiana: morte, doença, amor não pode ser baseados em algum tipo de racionalidade. Por isso não é causal o crescimento de um tipo de curandeiro, das religiões que reproduzem sistemas muito autoritários, irracionais, antidarwinianos.

A antropologia tenta apresentar novamente as perguntas que normalmente se faz: o sentido da vida, da morte, o amor, como enfrentamos e tentamos resolver. Sou totalmente convicto q cada un de nós enfrenta sua fragilidade interna. Como tudo isto se transfigura na epistemologia, se tem alguma que inclua dimensão estética, mitológica. Mito é parte de nossa vida, eu preciso dialogar com elementos míticos dentro de mim e fora de mim.

Autômatos – capacidade de movimento na propria interioridade. O autômato tem interioridade.


pinochio


Pinóchio, Pigmalião
Um dos desejos da arte é transformar coisas em vida. O feticihismo é uma tentativa de transformar o que é morto em vida. Coisas que parecem vivas, os autômatos têm movimento dentro de si, uma mecânica, é orgânico e inorgânico, bonecas de cera. Está presente não só na cultura ocidental

Metrópolis - Fritz Lang
Frankestein – queria amor
Casanova -  Fellini
Buñuel – elaboração de fetichismo.
Uma visão de uma antropologia que não é antropocêntrica envolve animais, plantas.

o fetichismo cruza mercadoria e mito


Petrificação    Reificação    Alienação


(alienação  é especificamente capitalista)
Fetichismo é body-corpse

Walter Benjamim queria libertar de uma condição morta, o conceito de utilidade é uma forma de controle.

Fotografias de bonecas - o olhar das bonecas é uma mistura de esturpor e espanto, a boneca tem a capacidade de favorecer uma montanha de interpretações. Um fragmento de boneca que tem sua fragilidade quebrada  é a utopia de livrar as coisas da autoridade, do passado, ter um relacionamento com as coisas, diferente, trasnfigurado. Livrar as coisa de ser simplesmente útil.
Elemento libertário de fetichismo: metaformose

Natanael – Alienaten


A alienação de Nataniel é dupla, seja psicológica , seja no trabalho. O verdadeiro duplo não é idêntico. O duplo é autônomo do original.


duplo - shinoyama-yotsuya-simon-pygmalionisme-07

DUPLO MERCADORIA FETICHE AMBIGUIDADE MITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário