Aprendizagem 2011

... conexões, mapeamento pessoal, levantamentos imaturos,  exercício



Arte nas ruas - 21.05.2011
O MOCA - Museu de Arte Contemporânea está com  uma exposição sobre Street Art, que está traçando o desenvolvimento do graffiti e da  arte de rua a partir da década de 1970. A STREET ART, atualmente um movimento global,  concentra-se em importantes cidades como Nova York, Los Angeles, San Francisco, Londres e São Paulo, onde uma linguagem visual única ou atitude evoluiu. A exposição conta com pinturas, mídia, esculturas mista e instalações interativas Um cronograma completo ilustrado com obras de arte, fotos, vídeo irá fornecer um contexto histórico para o trabalho.
 Art in Streets -Los Angeles -  Moca EUA


___________________________________


Janeiro 2011




Subjetividade



Duplo
Oscar Wilde criou o duplo de Dorian Gray e seu retrato
Comedy of errors. Aqui Shakespeare duplica o número de irmãos idênticos, acrescendo ao par de gêmeos patrões, um par de gêmeos criados - multiplicando sobremaneira o imbróglio 
Stevenson – O estranho caso do Dr. Jekyll e de Mr. Hyde, ficando em acentuado destaque como O médico e o monstro.
O retrato, de Gogol


Sandman
VIDRO DA PALAVRA: O ESTRANHO COMO OBJETO-LIMITE ENTRE A LITERATURA E A PSICANÁLISE - Ana Maria Portugal Maia Saliba* 
http://www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_pgs/Em-tese-2003-pdfs/03-Ana%20Maria-Portugal.pdf
Sandman - trilha da  performance  de Massimo e Sheila 
http://www.myspace.com/guillaumevanroberge/music


Transitividade 
1610. Vi no Estadão e conectei com os temas das aulas, em especial com o conceito/experiência de transitividade.   A instalação de Eder Santos no Masp parece ser a oportunidade para muitas experiências de transitividades:  de tempo - século XVIII e século XXI; de tecnologias - pintura, 3D; de linguagens, na relação com o público.

Numa instalação criada especialmente para a exposição Deuses e Madonas, o videoartista mineiro Eder Santos faz intervenções na cena do quadro O Julgamento de Páris (1710/20), pintado por Michele Rocca (1666-1752).

Com óculos especiais, os visitantes podem ver os elementos da pintura ganharem tridimensionalidade. Eder dá singelo movimento ao cupido, nuvens, folhas de árvore e corpos da obra ou ainda faz passar, por exemplo, uma revoada de pássaros na pintura, projetada e agigantada no local.

Na versão de Eder Santos, “O julgamento de Páris” poderá ser visualizada em dois monitores LED tridimensionais e sete projetores. Em sua leitura contemporânea, ele quer despertar no público a sensação de ver além da obra, além do que se pode ver a olho nu. 
A transitividade, uma característica e uma dinâmica muito ativa nos processos de criação contemporânea.

afinidades: metamorfose, interdiciplinaridade, transdiciplinaridade


Sobre transitividade   

Transitividade - Caráter dos nomes e verbos que exigem algo para lhes integrar o sentido. É o que ocorre com os verbos transitivos. Também substantivos, adjetivos e advérbios podem exigir complemento: necessidade de, necessário a, referente a, etc. A transitividade admite graus, indo do zero (intransitividade) à necessidade absoluta: Pedro dançava. Maria dançava uma valsa. Ela é útil ao pai. Tem precisão de assistência.
(Zélio dos Santos Jota - Dicionário de Lingüística)


Transitividade: 
caracterítica do que é transitivo

matemática -  o caráter de uma relação q, se intercede entre x e y e entre y e z , intercede tb entre x e z. Este caráter é próprio das relações de identidade ou de igualdade  (matemática).(Dicionário de Filosofia). ver  B. Russel  
causa e ação: ação transitiva é aquela q modifica um ser q não o agente. Opõe-se a ação imanente - distinção estabelecida por Aristóteles. / Espinosa: Ética, I. 18.Cf Imanente. Crítica.
ação ou causa transitiva - é aquela q se esgota ou, pelo menos, se desgasta no seu efeito, por oposição àquela que se produz unicamente por vontade, sem q sua capacidade de agir seja diminuída por essa produção
propriedade - propriedade de uma operação ou de uma relação R tal q se tenha, quaisquer q sejam a, b, c: aRb. bRc implica aRc
Assim são as relações é igual a, implica, é maior do que, é anterior a ... ( André Lalande - Vocabulário técnico..)
metonímia - figura de linguagem pela qual conceito é definido por um termo diferente do que seria necessário, em que , ou os elementos, é usada para significar o todo.
metáfora - é uma figura de linguagem pela qual se dá a uma pessoa ou coisa uma qualificação que ela não tem  e q só por analogia se pode admitir.


" palavras comuns expressam apenas o q já sabemo; é da metáfora que conseguimos  captar melhor algo fresco". Aristóteles


Quem se preocupa com isso:
Max Black, Nietzsche, Mary Hesse, hayden White, Richard Rorty, Derrida, 


mediação:
- qualquer coisa q se intervenha entre outras duas.
- no marxismo - sentido próximo à "construção". o sujeito é mediado pelo objeto, ou seja o sujeito humano é substancialmente, criado ou constituído por forças objetivas.


(Teoria da Cultura  de A a Z  Andrew Edgar e Peter Sedgwick)