Massimo Canevacci

Massimo Canevacci no IEA/USP SP

Em 2013 tive o prazer a surpresa de encontrar Massimo na USP, como professor visitante,  no IEA,  onde desenvolve um estudo situado na interseção entre quatro grandes quadros conceituais: a auto-representação, ligada aos métodos etnográficos descentrados; a ubiquidade, alicerçada na ideia de um policentrismo flexível, em substituição à noção de um centro histórico único e politicamente definido; o fetichismo visual, relacionado ao rompimento do dualismo clássico; e a teoria crítica e experimental, baseada nas novas leituras que vêm sendo feitas da obra de Theodor Adorno.

Projeto


Massimo Canevacci: ‘A comunicação digital possibilita que cada pessoa crie sua própria expressividade’ 

Entrevista de André Bürger / Nós da comunicação / janeiro 2011

Oficina Museu Victor Meireles - Florianópolis - SC - 2010

Entrevista - Leonardo Brant  Ctrl-V:: VideoControl




Overmundo – entrevista 11.04.2008




… a metrópole comunicacional é mais baseada sobre consumo e comunicação, justamente. E também o consumo, a comunicação e a cultura tem uma produção de valores, não só no sentido econômico, mas valores no sentido etnográfico, antropológico. Então a dimensão industrial ainda é significativa certamente, mas não é central como na cidade moderna. E esse cruzamento entre comunicação e tecnologia digital favorece um tipo de transformação profunda na metrópole. Na metrópole que eu chamo comunicacional, que não é mais baseada numa relação entre o Estado e a Nação. Também em parte, veramente, mas fundamentalmente são grandes áreas metropolitanas e comunicacionais que se competem, que se cruzam, e que desenvolvem um tipo de estilo, que favorece esse tipo de profunda transição.

Perder-me [em São Paulo] foi em parte uma experiência dura, duríssima, mas que manifestava um enorme prazer.

A dimensão performática é por exemplo, quando você, na nova praça digitalizada, que é, ou esse tipo de loja, ou shopping, ou cinema, ou teatro, ou Disney World, ou parques temáticos, o público não é mais um público de espectadores, isto é, que está na frente de uma obra, que olha, escuta e depois vai embora.

Vai lá: entrevista 


Entrevista programa Entrelinhas - TV Cultura 05.2009





Antropologia, Arte e Gregory Bateson na visão de Massimo Canevacci

Debate sobre Erotismo, realizado na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, 27 de agosto de 2005.

Sandamann
Sandamann : O homem da areia - fetichismos visuais  entre etnografia e coreografia


Massimo Canevacci e Sheila Ribeiro
CADERNOS PPG-AU/FAUFBA Número Especial Paisagens do Corpo 2008

A comunicação entre corpos e metrópoles
Signos do Consumo, Vol. 1, No 1 (2009
Massimo Canevacci

Antropologia, ensino e cultura
Massimo Canevacci
Perspectiva. Florianópolis,v.20, n.Especial, p. 35-56, jul./dez.2002

Design ubíquo
Massimo Canevacci

Pausas de carne
Massimo CanevacciCADERNOS PPG-AU/FAUFBA Número Especial Paisagens do Corpo 2008

ARIA DI PIXEL. Digital Auratic Reproducibility
Psicologia & Sociedade, Vol. 22, No 1 (2010)

WEB-ETNO-COM
Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v.8, n.2, jul./dez. 2005. ISSN 1516-084X

Entrevista com Massimo Canevacci 
Ana Carolina Rocha Pessoa Temer e Silvana Coleta dos Santos Pereira - Facomb.
Comunicação e Informação, v. 10, n. 2: p. 107-110 – jul./dez. 2007

Tensões performativas entre corpo e metrópole
Itaú Cultural

Tensões entre corpo e metrópole
Massimo Canevacci - idança.net - 06/06/2007

Gemação diaspórica e subjetividade sincrética

SESC SP
A Polifonia dos Silêncios
MATRIZes/ ECA-USP Vol. 1, No 2 (2008)





Palestra de Massimo Canevacci no ciclo  de palestras - O Indivíduo, o Movimento e a Cidade,
OPOVOEMPÉ (audio)


Livros de Massimo na rede de sebos Estante Virtual


Estudos/experimentos /produções conectados com o trabalho de Massimo Canevacci e autores afins

Por uma erótica das visualidades: laços improváveis e uniões desejantes entre objetos, corpos e imagens

Rose de Melo Rocha
Resenha de Fetichismos Visuais. Corpos Erópticos e Metrópole Comunicacional" de Massimo Canevacci

Eróptica


Nas tramas do contemporâneo: fetichismos visuais e metrópole comunicacional
Andréa Vieira Zanella

BAKHTIN: DO PALIMPSESTO AO HIPERTEXTO
Nádia Conceição Lauriti

Gregory Bateson e o processo comunicativo
Lígia Campos de Cerqueira Lana

Êxtases Digitais: Novas Sexualidades, Sensorialidades e a Pele das Tecnologias Comunicacionais
Maria da Graça Lehmkuhl Trindade Taguti

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